Argentina

 HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE MENDOZA - ARGENTINA

 
     Antes da abertura da primeira comunidade na Argentina, o Conselho geral envia a Ir.Leda Borelli (brasileira) para conduzir os trabalhos de restauração das casas existentes no terreno comprado pela Congregação, para dar acolhida à comunidade religiosa e adaptar um espaço para uma obra sócio educativa com crianças.
     No dia 16 de março de 1996 é constituída a primeira comunidade murialdina na Argentina (uma Irmã italiana, duas brasileiras e uma ecuatoriana.) em Villa Nueva – Mendoza. A presença das Irmãs é muito marcante na ação social e educação de crianças e adolescentes pobres e suas famílias. Embora haja vocações argentinas, três Irmãs brasileiras continuam trabalhando lá.
     Em janeiro de 2014, a comunidade de Villa Nueva, Mendoza - Argentina passa a pertencer a Delegação Brasileira, que passará ser chamada - DELEGAÇÃO BRASILEIRA: BRASIL/ARGENTINA


 
- HISTÓRICO DA COMUNIDADE DE MENDOZA-ARGENTINA
 
      A história da presença das Irmãs Murialdinas em Mendoza remonta na década dos anos 80 onde se realizaram várias visitas a Cidade de Buenos Aires e, sobretudo, aqui em Mendoza para ver local, atividades a serem desenvolvidas dentro do nosso Carisma. Finalmente, em 1995, a Superiora Geral Sr. Orsola Bertolotto e seu Conselho tomaram a decisão de comprar um terreno em Mendoza e ali iniciar a primeira comunidade na Argentina.
     Dia 24 de outubro chega desde Roma a Ir. Leda Borelli para dar início a construção e remodelar a existente para transformar em residência das Irmãs e outro local, que servia de garagem dos caminhões, para ser o salão onde as crianças seriam abrigadas.
    Lentamente, e com muitas dificuldades financeiras,foram adequados os ambientes. Desde o inicio não faltou nunca a PROVIDÊNCIA DE DEUS que através das pessoas e empresas locais como também de benfeitores da Itália, Alemanha e Suiça chegavam os recursos necessários para esta finalidade.
    Em 16 de março de 1996 foi possível a Inauguração da residência das Irmãs e as primeiras foram: Ir. Maria Teresa Rosero (equatoriana), Ir Regina Gallina (italiana), Ir.Helena Lorenzet e Ir. Leda Borelli (brasileiras). As atividades com as crianças iniciaram em 20 de maio deste mesmo ano.
     No mês de setembro começamos a construção das 3 salas de aulas e, assim, em 1997, estavam prontas para iniciar com mais crianças esta atividade educativa.
      Além do Centro Educativo, abrimos também o Jardim Maternal para receber as crianças desde os 2 anos.
     Muitas foram as mudanças que aconteceram no período 1997 a 2015, entre elas, em 2002 - abertura da Casa de Formação e Jardim Maternal em outro Município - Godoy Cruz - e que atualmente, está alugado desde 2014, para uma Fundação Eslovênia, por falta de Irmãs. Ali continua a creche que iniciamos.
      Deixando esta casa, alugamos uma mais próxima, em Villa Nueva, e ali está a Casa de Formação por enquanto.
       Hoje atendemos 320 crianças, adolescentes, jovens e famílias dando não só o alimento, mas sobretudo,o afeto para educá-los para a vida. Oferecemos cursos de profissionalização como: encanador,eletricidade,corte e confecção industrial, familiar e artesanato onde os pais e jovens apreendem para ganhar o sustento de sua família.
     Agradecemos a Deus por ter plantado esta semente Murialdina nesta terra Mendocina e assim, complementa o carisma dos Josefinos com a presença feminina do carisma de Murialdo.
Somos felizes em poder “Fazer o bem e fazê-lo bem”.